
Forgotten Streams in the History of 19th-Century German Psychology - Volume 1: Empirical, Romantic, and Idealist Psychologies
Carlos Cornejo, Cristián Hernández Maturana
The 19th century was a defining era for psychology, rich with an intellectual diversity that shaped modern thought but which remains largely overlooked. The roots of 20th century thought can be traced to the 19th century, when a mechanical worldview took hold, society grew increasingly secular, modern urban metropolises emerged, and evolutionist ideas reshaped the understanding of nature’s developmental principles. Throughout this century, the natural sciences extended beyond their traditional limits, influencing and reshaping the human, moral, and social sciences, among which psychology was especially impacted, as this transformation sparked profound debates on the very possibility of a science of the soul.
Forgotten Streams in the History of 19th-Century German Psychology recovers the vibrant roots of psychology in empiricism, romanticism, idealism, phenomenology, among other streams of thought that explored consciousness, the soul, and the self before experimental psychology took center stage. Unlike the standard view, this book invites readers to reconsider psychology’s history, revealing a complex landscape that questions the simplistic story of a linear path toward empiricism. Through profiles of significant yet forgotten thinkers, this work uncovers how their ideas contributed to discussions of the unconscious, mind-body duality, and inner experience.
Written by leading scholars, each chapter offers a unique window into an intellectual movement that continues to influence debates in psychology, philosophy, and beyond. Essential for historians, psychologists, and anyone curious about psychology’s deeper origins, Forgotten Streams is an indispensable reference that fills an important gap, enriching our understanding of psychology’s complex and multifaceted development.
Novas considerações sobre a relação psicologia-filosofia: Estudos sobre a querela em torno ao psicologismo (Psychologismusstreit)"
Mario Ariel González Porta
O livro trata da confrontação central para a gênese da fenomenologia entre o projeto fenomenológico e o psicologismo. De maneira atenta e rica em termos históricos, Mário Porta reconstrói os vários âmbitos desse embate e mostra o que a fenomenologia aporta em termos de solução para esse problema.


A filosofia de Franz Brentano: temas e perspectivas de investigação: Filósofo da potência (Racionalidade, Intencionalidade e Semântica)
Evandro O. Brito
Este não é um livro de introdução à filosofia de Franz Brentano no sentido convencional. Ainda que o objetivo seja apresentar ao leitor os conceitos fundamentais do pensamento de Brentano, a proposta deste livro consiste em indicar um leque de temas e perspectivas de investigação acerca do pensamento do filósofo. Pretende-se, por meio do recolhimento de seis artigos publicados em revistas acadêmicas brasileiras de alto impacto, delinear alguns dos possíveis caminhos a serem percorridos por jovens pesquisadores interessados na perspectiva brentaniana de investigação dos seguintes temas: história da filosofia, estética, psicologismo, educação, filosofia da mente e guerra. Com a esperança de que nossas análises possam contribuir, de algum modo, com a ampliação do horizonte dos jovens pesquisadores interessados na filosofia brentaniana, desejamos uma boa leitura.
Em busca de uma existentiel-videnskab: Kierkegaard e a ontologia do inter-esse
Gabriel Ferreira da Silva
Este livro traz a um público maior o texto exato, com mínimas correções, da tese de doutorado defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, em abril de 2015. Naquela ocasião a banca foi composta pelo professor Álvaro Valls, o orientador da tese a quem devo tanto, e pelos professores Mário Porta (PUC-SP), meu eterno mestre que me ensinou o que é filosofia, Poul Lübcke (Universidade de Copenhague), meu coorientador quando do meu estágio de pesquisa na Dinamarca e que se tornou um grande amigo de quem aprendi muito até sua morte em 2020, Marcelo de Aquino, magnífica pessoa e então magnífico reitor da Unisinos, e pelo caríssimo e competentíssimo Adriano de Brito. Todos eles auxiliaram-me imenso no processo do doutorado e, cada um a seu modo, foram fundamentais para que a tese chegasse a bom termo, sendo aprovada com nota máxima e recebendo a Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Teses daquele ano. Como dito, para além de algumas pequenas correções e edições, optei por não alterar nada de substancial no texto para esta publicação. Não porque julgue que ela é irretocável, mas porque penso que, além de ser um documento que captura o caminho dos meus estudos sobre a ontologia de Kierkegaard, pode continuar a ser, tal como foi feita, de alguma valia aos estudiosos do pensador dinamarquês por fazer avançar algumas questões pouco usuais e por registrar bem o estado das questões das quais trata, mesmo hoje.


O pensamento de Immanuel Kant
Mario Ariel González Porta
O livro “O pensamento de Immanuel Kant” abre a coleção “Introdução aos grandes filósofos”, publicada pela Editora Monergismo, pretendendo ser, nas palavras do Prof. Dr. Mario Porta, “um curso de introdução ao pensamento de Immanuel Kant na sua dimensão epistemológica e ética”. Este primeiro volume se dirige primariamente aos estudantes de filosofia, porém, pode também ser de utilidade para um mero entusiasta da filosofia ou alguém que deseje ampliar sua cultura geral. No mais, o livro se propõe a cumprir uma função essencialmente didática, explicitando os pressupostos que dão sentido ao problema da Crítica da Razão Pura, o autor também nos mostra o seu método do estudo de filosofia.
Escola de Brentano
Mario Ariel González Porta
Franz Brentano deve ser visto como parte do movimento de reação ao idealismo especulativo que se impõe no âmbito cultural germânico da segunda metade do século XIX. Em torno dele, configura-se um núcleo ativo de discípulos, dentre os quais se destacam Edmund Husserl, Alexius von Meinong, Anton Marty, Kasimir Twardowski e Benno Kerry. A escola de Brentano, em si mesma possuidora de um desenvolvimento imanente extremamente frutífero, desempenha um papel decisivo nas origens da filosofia contemporânea, sendo matriz de ideias e interlocutora necessária no processo de formação da fenomenologia e da filosofia analítica.


A filosofia a partir de seus problemas
Mario Ariel González Porta
Didática e metodologia do estudo filosófico O livro aparece na coleção Leituras Filosóficas. A filosofia tem fama de difícil, obscura e, inclusive, arbitrária. Mas grande parte das dificuldades usuais para sua compreensão deve-se ao não-entendimento do "problema" do qual a filosofia trata. Neste livro, Mario Ariel González Porta oferece uma opção didática e metodológica para o estudo filosófico com base no seguinte princípio: a compreensão do problema deve constituir o núcleo essencial, o eixo, do ensino da filosofia. Este é um livro básico, mas não uma introdução, porque pressupõe um contato prévio com a filosofia. O que aqui se propõe é uma perspectiva de acesso à filosofia, centrada em explicitar como podem ser melhorados o estudo e o ensino dessa disciplina, com base na experiência de sala e na dedicação do autor à compreensão da filosofia, empenho de uma vida. Aqui também se publica o já muito divulgado artigo: "Uma aula sobre Kant".