top of page

Em busca de uma existentiel-videnskab: Kierkegaard e a ontologia do inter-esse

Gabriel Ferreira da Silva

Este livro traz a um público maior o texto exato, com mínimas correções, da tese de doutorado defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, em abril de 2015. Naquela ocasião a banca foi composta pelo professor Álvaro Valls, o orientador da tese a quem devo tanto, e pelos professores Mário Porta (PUC-SP), meu eterno mestre que me ensinou o que é filosofia, Poul Lübcke (Universidade de Copenhague), meu coorientador quando do meu estágio de pesquisa na Dinamarca e que se tornou um grande amigo de quem aprendi muito até sua morte em 2020, Marcelo de Aquino, magnífica pessoa e então magnífico reitor da Unisinos, e pelo caríssimo e competentíssimo Adriano de Brito. Todos eles auxiliaram-me imenso no processo do doutorado e, cada um a seu modo, foram fundamentais para que a tese chegasse a bom termo, sendo aprovada com nota máxima e recebendo a Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Teses daquele ano. Como dito, para além de algumas pequenas correções e edições, optei por não alterar nada de substancial no texto para esta publicação. Não porque julgue que ela é irretocável, mas porque penso que, além de ser um documento que captura o caminho dos meus estudos sobre a ontologia de Kierkegaard, pode continuar a ser, tal como foi feita, de alguma valia aos estudiosos do pensador dinamarquês por fazer avançar algumas questões pouco usuais e por registrar bem o estado das questões das quais trata, mesmo hoje.

Em busca de uma existentiel.jpeg
Capa frente nova - O Pensamento de Kant.jpg

O pensamento de Immanuel Kant

Mario Ariel González Porta

O livro “O pensamento de Immanuel Kant” abre a coleção “Introdução aos grandes filósofos”, publicada pela Editora Monergismo, pretendendo ser, nas palavras do Prof. Dr. Mario Porta, “um curso de introdução ao pensamento de Immanuel Kant na sua dimensão epistemológica e ética”. Este primeiro volume se dirige primariamente aos estudantes de filosofia, porém, pode também ser de utilidade para um mero entusiasta da filosofia ou alguém que deseje ampliar sua cultura geral. No mais, o livro se propõe a cumprir uma função essencialmente didática, explicitando os pressupostos que dão sentido ao problema da Crítica da Razão Pura, o autor também nos mostra o seu método do estudo de filosofia.

Escola de Brentano

Mario Ariel González Porta

Franz Brentano deve ser visto como parte do movimento de reação ao idealismo especulativo que se impõe no âmbito cultural germânico da segunda metade do século XIX. Em torno dele, configura-se um núcleo ativo de discípulos, dentre os quais se destacam Edmund Husserl, Alexius von Meinong, Anton Marty, Kasimir Twardowski e Benno Kerry. A escola de Brentano, em si mesma possuidora de um desenvolvimento imanente extremamente frutífero, desempenha um papel decisivo nas origens da filosofia contemporânea, sendo matriz de ideias e interlocutora necessária no processo de formação da fenomenologia e da filosofia analítica.

livro.jpg
mario_01.png

A filosofia a partir de seus problemas

Mario Ariel González Porta

Didática e metodologia do estudo filosófico O livro aparece na coleção Leituras Filosóficas. A filosofia tem fama de difícil, obscura e, inclusive, arbitrária. Mas grande parte das dificuldades usuais para sua compreensão deve-se ao não-entendimento do "problema" do qual a filosofia trata. Neste livro, Mario Ariel González Porta oferece uma opção didática e metodológica para o estudo filosófico com base no seguinte princípio: a compreensão do problema deve constituir o núcleo essencial, o eixo, do ensino da filosofia. Este é um livro básico, mas não uma introdução, porque pressupõe um contato prévio com a filosofia. O que aqui se propõe é uma perspectiva de acesso à filosofia, centrada em explicitar como podem ser melhorados o estudo e o ensino dessa disciplina, com base na experiência de sala e na dedicação do autor à compreensão da filosofia, empenho de uma vida. Aqui também se publica o já muito divulgado artigo: "Uma aula sobre Kant".

Edmund Husserl - Psicologismo, psicologia e a fenomenologia

Mario Ariel González Porta

Este livro reúne uma série de trabalhos que têm como foco temático o problema do psicologismo e a relação psicologia-fenomenologia em Edmund Husserl. Estes trabalhos foram publicados entre os anos de 1999 e 2010.

mario_02.png
mario_03.png

Estudos neokantianos

Mario Ariel González Porta

O neokantianismo é o movimento filosófico que dominou o pensamento alemão durante cinquenta anos (1875 – 1925) e com o qual dialogam, polemizam e do qual também se nutrem tanto a fenomenologia e a hermenêutica como a filosofia analítica. Caído no esquecimento por causa da hegemonia das tendências mencionadas, seu estudo tem experimentado crescente impulso nos últimos anos, o que começa a ser sentido na produção filosófica de língua portuguesa.

Psicologia e filosofia: estudos sobre a querela em torno ao psicologismo

Mario Ariel González Porta

O processo de separação entre filosofia e psicologia marca um dos temas decisivos nas origens da filosofia contemporânea, dando lugar, como um de seus desdobramentos, à chamada querela em torno ao psicologismo (Psychologismusstreit). Esta enfatiza primariamente a questão acerca da possibilidade ou da impossibilidade da redução da filosofia ― em especial, suas disciplinas normativas, como a lógica, a ética e a estética ― à psicologia. Tal querela é decisiva para a formação de todas as escolas filosóficas que surgiram desde a segunda metade do século XIX até o início do século XX, dentre as quais se destacam a psicologia descritiva, o neokantismo, a fenomenologia, a hermenêutica e a filosofia analítica.

mario_04.png

Veja mais

3
bottom of page